Landing Page: Qual a função? SAIBA Qual a Função de Uma Landpage…

Landing Page. Alguns chamam de Página de Captura, outros chamam de Squeeze Page e eu a chamo de Landing Page (Veja a Definição da Wikipedia). Com diferentes nomes e duas possíveis missões: capturar e-mails ou realizar vendas. Nem mais, nem menos, apenas para isso que essas páginas vão servir.

Quando vemos essa “função simples” da Landing Page, achamos que é muito fácil fazer uma e pronto, logo estaremos capturando milhares de e-mails ou fazendo milhares de vendas em uma landing page de vendas, por exemplo. A realidade é que quem pensa assim está completamente enganado.

A Landing page é responsável por capturas de e-mails e deve fazer um bom trabalho. Ela tem 06 elementos principais e mais alguns outros que podem ser usados de forma opcional. Logo abaixo, vou apresentar cada um deles e explicar o que pode ser feito para melhorar.

Antes de explicar, gostaria que você parasse para pensar: Você acha que as palavras em uma Landing Page são escritas sem nenhum propósito? Se respondeu sim, você está totalmente errado.

Landing Page - Exemplo

As palavras são calculadas e devem fazer total sentido. Servindo como uma conexão entre o Título (Headline) e a descrição da página. Isso tudo interligado a sua Recompensa Digital (Ou vídeo de vendas) e para fechar com chave de ouro, ter um botão de “Call to Action” perfeito.

A princípio, parece um trabalho muito complexo. Eu também já pensei nisso e senti muitas dificuldades no começo para fazer as Landing Page.

Mas hoje, tudo flui naturalmente. Vou passar um pouco do meu conhecimento para que você consiga desenvolver landing page matadoras.

Para que você saiba, os 7 elementos de uma Landing Page são:

  • Logo
  • Título (Headline)
  • Descrição
  • Background (Fundo da Página)
  • Botão de Call to Action
  • Recompensa Digital (ou Vídeo de Vendas)

Landing Page: Logo

 

Sem muito o que falar a respeito dessa etapa, quando você tem um logo do seu site, empresa e etc isso tem a capacidade de transmitir uma autoridade a pessoa, ela automaticamente gera uma confiança maior em você.

Então é muito importante colocar um logotipo em sua Landing Page.

Não precisa estar gigante, afinal, não queremos que o seu usuário perca a atenção principal que provavelmente é o vídeo de vendas ou o formulário de captura de e-mails.

Se quiser aprender as melhores formas de capturar e-mail, pode conferir esse ótimo artigo.

 

Landing Page: Título (Headlines)

 

Talvez as Headlines sejam a parte mais importante da sua Landing Page. É nela onde o usuário (Persona, falaremos mais disso em outro artigo) vai bater o olho de primeira e se você não prender a atenção dele nesses 5 primeiros segundos, você provavelmente acabou de perder um usuário.

Existem técnicas de persuasão que são fantásticas e falam exatamente sobre isso.

Landing Page - CopyBlogger

Falarei a respeito de copywriting em outro artigo. Mas voltando, se você não entende a verdadeira dor da sua persona, é possível que você não consiga converter muito porque vai estar com uma oferta errada.

Por isso, é extremamente importante que você leia o artigo sobre Persona e que você faça um levantamento completo de dores dela.

A oferta tem que tocar uma dor ou um sonho e fazer a primeira conexão com a sua persona.

Por exemplo, vamos supor que a minha Persona seja uma pessoa que tem enxaqueca sempre e está cansada dessa vida, desesperada por uma solução.

A minha headline poderia ser: “Está cansado de ter a enxaqueca rotineira?” ou “Já imaginou uma vida sem enxaqueca?”.

Esses são apenas alguns simples exemplos onde você pode fazer a primeira conexão e já prende-la com a sua mensagem, porque você consegue chamar a atenção dela.

Esse é o papel do título. Prender a persona através da dor ou sonho, para que ela continue focada em sua Landing Page.

Você pode conferir esse ótimo artigo do CopyBlogger (Texto em Inglês, mais se você usa o navegador Google Chrome é só traduzir a pagina).

 

Landing Page: Descrição

 

Outra parte de muita importância em sua Landing Page, a descrição deve ser uma espécie de continuação da Headline.

Elas devem estar em sintonia para que não quebre a “conexão” com o seu leitor.

A descrição deve falar bem qual é a sua intenção, por exemplo em um caso de uma Recompensa Digital.

Usando o exemplo anterior: Headline – “Já imaginou uma vida sem enxaqueca?”, descrição – “Especialista ensina 05 técnicas que podem diminuir sua enxaqueca em até 70%”.

E nesse caso, a sua Recompensa Digital seria algum especialista dando 05 dicas que realmente podem oferecer esse benefício.

Viu como a descrição completa a Headline? Você deve fazer o mesmo em sua Landing Page.

E claro, sempre oferecer uma recompensa que tenha a ver com as etapas anteriores (Headline e descrição).

Nada de enganar o seu leitor porque você queima o seu nome e também o seu site.

Ofereça sempre o melhor conteúdo possível para que você conquiste de vez a sua Persona e gere a “Reciprocidade” nele.

A reciprocidade é um Gatilho Mental e falaremos futuramente sobre isso em alguns artigos sobre copywriting.

 

Landing Page: Background (Image de Fundo)

 

Ao contrário do que muitos pensam (Inclusive eu no começo), quando estamos fazendo uma Landing Page devemos ser o mais focado na captura do e-mail ou no vídeo de vendas do que qualquer coisa.

Não devemos chamar a atenção com mais nada, como por exemplo o Background.

Por eu ter feito técnico em Webdesign, eu gostava de fazer tudo bonito, cada mínimo detalhe, um background perfeito que fizesse total sintonia com o problema, com a persona e etc.

Mas não. Uma imagem simples e “seca” de fundo é a melhor opção para a sua Landing Page.

Por exemplo, imagens de fundo que mostram rodovias, pontes e algo relacionado a “caminho” são boas opções.

Praias, paisagens e essas imagens típicas de “Papel de Parede do Baixaki” também são boas opções.

Mas cuidado para não exagerar e tirar a atenção do usuário.

Observação: Testando em um certo nicho, uma Landing Page considerada linda perdeu para uma Landing Page simples e “feia”.

O que importa não é a beleza da sua página e sim a conversão dela (Em vendas ou em captura de e-mails).

 

Landing Page: Botão de Call to Action

 

call to action Landing Page: Qual a função? Esse deve ser simples e objetivo. Sem muitas frescuras, deve ficar ligado na cor do botão.

Existem cores que são mais chamativas e “atraem” o clique da sua persona.

Particularmente gosto das cores amarela e laranja, acredito que sejam mais chamativas.

Os botões de Call to Action em sua Landing Page devem conter uma mensagem simples a respeito de todos os elementos anteriores que falamos acima.

Por exemplo, utilizando aquele exemplo nosso, um botão ao meu ver que seria interessante: “Clique aqui para saber mais”.

Mas existem algumas boas Call to Action: Quero saber mais, Saiba mais, Clique para Conhecer. Quando usamos uma chamada a ação como “clique para saber”, as pessoas tendem a clicar mais. Funciona basicamente como uma ordem. Esse é o gatilho mental do Comando.

 

Landing Page: Recompensa Digital ou Vídeo de Vendas

 

No caso do Vídeo de Vendas, sua posição ideal na Landing Page é em algum lugar onde o usuário não tenha que abaixar a tela, caso contrário ele pode perder o interesse. Tem que ficar bem explícito ao usuário que ele entenda rapidamente qual é a função dele naquela página.

No caso da Recompensa Digital ela não vai estar ali, o usuário somente tem acesso ao material após inserir o e-mail e fazer o processo de confirmação. Mas é sempre importante colocar uma imagem ou algo que “seja real” ao seu usuário. No caso de vídeo, colocar uma print screen de algum frame do vídeo. No caso de um ebook, colocar uma capa ali e etc.

O intuito disso é despertar o desejo no usuário e que ele saiba que é real, portanto, não há a necessidade de ficar com medo de colocar o e-mail no campo de captura.

Landing Page: Opcionais

 

Por último e não menos importante, você pode “preencher” a sua Landing Page com alguns outros elementos. As pessoas dão mais confiança em números e status. Esse é o gatilho mental da Autoridade. E claro, quando você se mostra uma “autoridade”, você tem muito mais sucesso.

Dois elementos que podem te dar maiores resultados são: Uma opção de curtir a sua página do Facebook (Desde que haja uma quantidade relevante de pessoas que curtiram) ou colocar alguns elementos de mídia que você já deu entrevista, já participou, logos de sites importantes que produziu uma matéria ou artigo.

Outro fator que eu não comentei é o Gatilho Mental da Escassez. Quando você está vendendo algo, você pode colocar um “timer” para rodar que em 5 dias por exemplo, aquela oferta vai acabar. Se a pessoa não comprou mas ficou em dúvida, essa escassez do produto pode gerar um desespero e consequentemente a compra. É uma ótima técnica.

Essas duas opções vão te fazer aumentar ainda mais os resultados obtidos!

Por último, gostaria de listar alguns dos serviços de Landing Page que podem ser úteis e que eu aconselho o uso. São eles:

Optimize Press – Clique para conhecer

Leadpages -Clique para conhecer

E-goi – Clique para conhecer

Klick Site -Clique para conhecer

 

Coclusão

 

Essas são as minhas dicas a respeito de Landing Page. Espero que você tenha gostado do artigo e deixe nos comentários um pouco da sua experiência a respeito dela, como otimizar os resultados e as dúvidas para que eu possa responder.

Boa sorte e sucesso!

 

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